domingo, 5 de agosto de 2012

A Frequência do Corredor

Quando você começa a correr, começa a conhecer seu corpo, seu tipo de pisada, seus ritmos cardíacos, sua pressão, e tudo ligado a atividade. Nas planilhas os treinos vem com a porcentagem do BPM (batimentos por minuto) que se deve atingir em cada tipo de atividade.
Assim comecei eu, sem me preocupar muito com isso, mas logo ganhei um Monitor Polar da esposa, e passei a me viciar nos meus números.
E todo esse controle ajuda na evolução e no desenvolvimento do corredor, mas comigo acabou ajudando numa outra coisa.
Em 2011 passei a usar a Planilha de Corridas do Fábio Namiuti, e a ter um melhor controle dos meus treinos, dos meus ritmos e frequência cardiáca. E comecei a notar que, meus Batimentos estavam aos poucos ficando mais acelerado que o normal, mas nada que até então me preocupasse.
No mês de agosto de 2011, o que não me preocupava, passou a preocupar, qualquer trote e os BPM chegava a 180, e isso veio acompanhado de insônia, tremedeiras após os treinos, e sintomas estranhos.
Como faço anualmente, voltei ao cardiologista, e os exames do coração deram normais, mas no sangue foi encontrada uma disfunção da tireóide, o hipertireoidismo, que é quando a glândula, localizada no pescoço, passa, sem explicação, a produzir mais hormônio do que o normal, e esse excesso faz o organismo trabalhar desregulado e acelerado.
E fui proibido de correr até que voltasse a níveis normais.
Em outubro comecei o tratamento com um endocrinologista, e somente no final do ano os hormônios voltaram a níveis normais, quando fui liberado para meus treinos. A tireóide passou a ter altos e baixos, hora trabalha demais, aumenta o remédio e ela trabalha de menos, o hipotireoidismo, diminue-se a dose, e ela volta a ser hiper. Bom, agora ela está controlada, e dentro de 1 mês devo interromper o remédio, e fazer novo exame de sangue para ver como ela reagiu.
Mas o interessante é que, com o resultado em ordem, voltei ao cardiologista, e a recomendação que ele me deu foi para guardar o Polar na gaveta e corresse sem preocupação de tempos, de ritmos, de paces, etc. Tirasse da atividade somente o prazer de correr. Eu entendo o que ele quis dizer, mas ao mesmo tempo, sei que, se não tivesse o conhecimento do meu corpo e dos meus ritmos, poderia ter demorado mais para detectar os sintomas que me atacavam.
Continuo correndo com o monitor, mas, pelo menos uma vez na semana, faço um treino livre de equipamentos, correndo somente pelo prazer que a atividade me proporciona.

6 comentários:

  1. Silvio, estou começando a correr e ando meio viciada no Frequencimetro (confesso) Fico dependendo dele para não estourar minha FC. Mas vc me deu uma ideia. Pelo menos uma vez por semana, esquecer a cinta em casa e só marcar o tempo

    Gostei muito do post. Tenho Hipotireoidismo e vou ficar de olho.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou! Acho que as vezes temos mesmo que nos desprender dos equipamentos, das metas, dos tempos. Na semana pós Maratona do Rio, eu tirei até o tênis, corri na praia, descalço, sem relógio, sem frequencímetro, só marquei a hora que sai e que voltei, foi a primeira vez que fiz isso e foi muito bom.

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa de abordar o assunto e compartilhar a sua experiência, Silvio. Obrigado pelo "merchan" da planilha, hehehe... A modelo 2013 promete novidades!

    Abraço e bons treinos (e batimentos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabião, eu é que agradeço a tua planilha, ferramenta muito importante para acompnhamento de treino e evolução.
      Se aceitar sugestão, ela poderia ter um campo para registrar os melhores tempos nas distâncias clássicas (5 - 10 - 15 - 21 e 42). O que acha?
      Abraço

      Excluir
  3. Então...eu corro muito a "zóio"!!! Tenho só um podômetro, que nem achei muito útil, e o crônometro simples do relégio de pulso. Preciso saber como fazer planilha, confesso que já vi e não entendi direito (dããã...). Faz 07 meses que comecei correr e não sinto muito evolução. Como deizei de ser uma garota faz tempo, fui aos médicos que precisava ir, como cardiologista e ortopedista por exemplo. Corro pelo prazer de correr, e é uma delícia, mas como a maioria das pessoas que ama, eu quero o "compromisso", o cuidado, e é importante ler esse tipo de artigo, pois sem dúvida é uma maneira de orientar. Vanda Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vanda, você está no caminho certo. A planilha do Namiuti, no começo parece ser complicada, mas se olhar com calma vai ver que ela é bem explicadinha.
      Abraço e bons treinos.

      Excluir