sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Metas para Correr

Dizem que o ideal para quem corre Maratonas, é correr uma a cada semestre. Então eu cumpri minha meta de 2012, tendo completado duas Maratonas (São Paulo e Rio), uma em cada semestre, e ai, desobedecendo outra recomendação, pois foram somente 21 dias de intervalo entre elas, mas não tinha como não ir, corrida com a inscrição na faixa é mais gostoso, e ainda mais sendo maratonas. Diferente da Maratona de S.Paulo, que ganhei a inscrição na semana da prova, a Maratona do Rio, eu já havia ganho a inscrição no começo do ano, então tive tempo de me preparar melhor, ou pelo menos, seguir uma planilha, que teve que ser interrompida no meio por problemas de ordem médica, e que quase colocaram a participação em risco, mas a Meta estava lá: dia 08 de Julho correria a Maratona do Rio.
Quem acompanhou, em 2009, meu inicio nas corridas sabe como eu me foquei e mentalizei na prova alvo, e naquele ano essa meta era a São Silvestre. Nos treinos você procura mentalmente, visualizar os trechos e ruas, e confesso que eu corri umas 10 São Silvestres naqueles 6 meses de treino. Corri a São Silvestre na esteira, no Parque Curupira em Ribeirão Preto, nas avenidas e ruas da Terra do Chopp, aonde morava. Qualquer subida, eu fechava os olhos e me imaginava subindo a Brigadeiro, e nas descidas mentalizava a Consolação. Quando fui para prova, a impressão que tinha é que conhecia bem o percurso, e que já havia passado por ali, uma espécie de dejà vu.
Para Maratona do Rio 2012 eu já conhecia parte do percurso, corri a Meia ano passado, mas nos treinos repeti esse processo de mentalização, me imaginando correndo pela orla carioca, e lembrando de cada trecho, já imaginando como eu estaria ao chegar ali. Várias vezes, esgotado no final dos longões preparatórios de mais de 30km, eu fechava os olhos, e me imaginava chegando no Aterro do Flamengo, cumprindo o último km, e assim, mentalizar o final que eu gostaria para minha Maratona.
Acho que isso ajuda muito, pelo menos a mim ajudou.
Agora acabaram-se as provas alvo de 2012, e sair para treinar sem uma corrida específica em mente, parece que falta algo. E ai surge um novo motivador: O simplesmente correr por prazer.
Correr com os amigos, correr com a família, correr por ruas aonde ainda não passei, buscar novos caminhos e novos lugares, e a meta passa a ser: Estou vivo, por isso eu corro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário