segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Discriminação na corrida de rua. Tô fora.

Muito já se falou e discutiu sobre os corredores "pipoca". O assunto já foi amplamente debatido, e cada um tem sua maneira de ver a situação.
Eu particularmente não gosto de correr sem inscrição, mas já corri de pipoca, e não me senti como bandido. Quando o fiz, tive meus motivos, e tenho certeza que não atrapalhei, nem prejudiquei a corrida de ninguém.

Com o preço cada vez mais exorbitante das corridas, fica difícil participar de todas, e muitas vezes o corredor se vê impelido a correr de "pipoca". Mas isso não faz dele um ladrão. As ruas estão ai, e se os organizadores não querem pipocas correndo, que criem maneiras de evitar sua presença, acho que poderiam começar, reavaliando o valor cobrado pela inscrição.

Culpar os pipocas pela desorganização e pelas proprias falhas que ocorrem em tantas provas por ai é algo que vem contra o espírito esportivo, e daquilo que aprendi correndo, e por isso, NÃO APOIO a campanha da Track&Field (Pipoca só é bom no Cinema) e a qual acho além de preconceituosa, PERIGOSA.  Ela coloca o corredor pipoca como um contraventor, como um ladrão de água, de estrutura, de pista, o inimigo de quem pagou. Daqui a pouco vão apoiar que o cara seja tocado a tapa da linha de largada.

Se essa campanha viesse junto com alguma ação de forma a levar as corridas para classes menos favorecidas, poderia ser diferente. Qual o incentivo que o organizador dá para que quem não tem condições de pagar a inscrição possa participar? Qual a contrapartida que essas corridas estão dando para usar as ruas, os parques, os espaços públicos?

Nunca participei de uma corrida da Track&Field, sempre achei os valores absurdamente caros para o meu bolso. Apesar de sempre ouvir comentários de que primam pela organização, pelo "Kit Diferenciado" e que tratam bem seus clientes. Quem sabe, se eu ganhar alguma promoção, ou se tiver algum incentivo aos corredores sem grana, possa comprovar isso in loco.
Mas não vou apoiar a discriminação nas corridas. Se querem o meu apoio que façam uma campanha por preços justos nas corridas, nesse sim eu estou dentro.

Ps.: Na Maratona de SP, o nosso amigo Tonicão, por um erro na hora de fazer sua inscrição, acabou ficando de fora. Mas não se intimidou, foi lá e correu 42Km de sem inscrição, sem kit, sem nada. Mas sem medalha ele não ficou. 
A 100 Juízo fez essa lembrança especial, para ele e demais atletas da equipe que correram de Pipoca!


3 comentários:

  1. Concordo com vc!
    As corridas estão cada vez mais caras, as das Track&Field tem valor altíssimo.
    ou a favor de correr de pipoca, desde que o corredor não atrapalhe quem está correndo com número de peito e use sua própria hidratação.
    beijos
    http://www.romassoterapeuta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Rosângela, cabe ao "Pipoca" o uso do bom senso também. Mas não concordo com a discriminação. Acho que as corridas tem que ser uma forma de inclusão e não exclusão e preconceito.
      Abraço

      Excluir
  2. Realmente, haja grana para poder participar de algumas provas principalmente da Track&Field e as promovidas pela Corpore. Muito caras.
    Abs Silvio Américo !!! Go 100 juízo !!

    ResponderExcluir