segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Voltei

Homem-Aranha e o Homem-do-Apito na 1º Corrida Vinac
Depois de 2 meses sem participar de uma corrida e nem ao menos treinar, voltei a correr na 1ª Corrida VINAC. Ainda era cedo para voltar, tomei o Iodeto¹³¹ no dia 14/11 e os níveis do hormônio da tireoide levam de 30 a 45 dias para voltar ao normal (tomara que voltem). Os batimentos ainda estão um pouco acelerados. Fiz o que o médico recomendou, e corri controlando e não deixando o BPM chegar ao máximo. É como andar acelerando em 2ª marcha, você vê o ponteiro do RPM chegar no vermelho e o carro andando devagar.
Valeu pelo retorno, por correr e confraternizar com os amigos. A 100 Juízo e a maioria das equipes ficaram divididas entre as corridas acontecendo na mesma data, sendo duas em São José dos Campos, e nos alojamos na tenda dos amigos da VINAC. É uma pena que os promotores de corridas não programem seu calendário em conjunto, os eventos ficam prejudicados e quem perde, além dos patrocinadores, são os corredores impedidos de participar das duas.
Mas quem foi, tenho certeza que gostou. O percurso dentro da UNIVAP é bem agradável, esperava até mais dificuldade, a garoa que caiu não foi suficiente para transformar o trajeto em lama e sim para deixar a temperatura agradável. Corri tranquilamente sempre com um olho no relógio, controlando os batimentos. No final deu tudo certo, e consegui terminar até com uma média boa de 6:00 min/km.
Agora é voltar devagar aos treinos, preparando para começar tudo de novo em 2013.

PS: Para ver mais fotos da 1ª Corrida VINAC clique aqui.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ampliando horizontes

Um dia o Ribeirão Preto Online me deu a oportunidade de começar a correr, o que começou meio que por acaso, tornou-se uma atividade da qual não consegui largar mais. A corrida me trouxe a oportunidade de começar a escrever, e também vai se tornando uma atividade da qual vou pegando gosto. Agora tenho a oportunidade de retribuir ao Ribeirão Preto Online aquilo que um dia ele fez por mim. Esse blogueiro passa  a ter uma coluna fixa no maior portal de notícias e entretenimento de Ribeirão Preto. Quem quiser conferir segue o link: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/colunistas/coluna-silvio-americo/25

domingo, 18 de novembro de 2012

Recordar é viver!


Se não posso correr, pelo menos posso recordar. Hoje foi realizada a 2ª Corrida da Primavera, organizada pela Equipe 100 Juízo, dessa vez em parceria com os amigos da Tribe of Runners. Foi mais um sucesso e uma confraternização daqueles que tem o prazer de correr nas veias.

Não pude ir, depois de passar um ano brigando com uma tireoide que ora trabalha demais, ora de menos, resolvi seguir o conselhos dos médicos e tomar o Iodeto¹³¹, uma substância radioativa, 5 dias de quarentena para evitar a contaminação de quem não tem nada a ver com o meu problemas, mas que vai dar um jeito na tireoide  Repor o hormônio da tireoide é mais fácil do que ficar tentando controlar com bloqueadores.

Então, se não fui, vou lembrar da prova do ano passado: tinha cara de treinão, mas a turma foi chegando, e coloriu as ruas do Jardim das Flores, bairro do nosso Capitão Zebra. Um tiro curto, de 3 km, saindo da frente da igreja do bairro e nem me lembro se foram 2 ou 3 voltas, só me lembro que no final teve premiação, e pela primeira e única vez na vida, subi no pódio, 3º lugar na minha categoria (40 a 44), e olha que deviam ter uns 5 ou 6 dessa categoria, deixei gente boa pra trás. Não teve um lindo troféu, como os distribuídos na prova de hoje, mas teve uma medalha de bronze, e a bela lembrança desse momento registrada. 

O primeiro pódio a gente nunca esquece.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Correndo pela Vida!

Semana passada, por indicação do amigo corredor Jorge Cerqueira, conheci o blog do corretor e também corredor, Maurício Parpineli de Araujo. Não poderia deixar de comentar a sua batalha contra o câncer.
Aos 37 anos Maurício foi surpreendido por um tumor no intestino, e sua luta tem sido dura. Depois de retirado o tumor, a guerra agora é contra a metástase, e nesse momento difícil, Maurício fez uma reavaliação da sua vida e compartilha uma bela mensagem para quem quiser ler em seu Blog Corretor Corredor.
Além de bons conselhos de como devemos passar pelas adversidades da vida, ele fala também algo muito importante aos HOMENS, que temos aversão a médicos, que sempre achamos que somos imunes a doenças e que adiamos exames e consultas que deveriam ser de rotina: Cuidem de sua saúde!
O câncer de intestino é mais comum do que se imagina. Ano passado eu tive um pequeno problema intestinal e num exame simples chamado colonoscopia foram encontrados 2 pólipos, que é uma espécie de verruga no intestino. Foram estirpados no próprio exame, mas, segundo o médico, se não fossem retirados, em 2 ou 3 anos poderiam evoluir para algo pior. No meu caso, o diagnóstivo e solução se deram por pura sorte, pois vinha postergando essa consulta a tempos.
Faço minhas as palavras do Maurício, que compartilhou sua batalha e faz da sua corrida pela vida um alerta para aqueles que negligenciam a saúde: Vá ao médico, amigo!